São João Eudes
19 de agosto
O século VXII foi marcado pelo silêncio, pela desconfiança, o esquecimento e o desprezo pela espiritualidade cristã, mas também foi o século da grande renovação da piedade e da devoção, realizada por grandes homens como João Eudes.
Nascido na França, em 1601, é um dos mais zelosos reformadores da vida religiosa de seu tempo. Ingressando na Congregação do Oratório e ordenado sacerdote, dedicou-se a pregação entre o povo. E quando dois anos depois estourou a peste na Normandia, foi para lá prestar assistência aos doentes. Era um pregador eficaz e seguido. Foram cento e dez as missões realizadas por ele em todos os recantos da França.
Em 1643, fundou a Congregação de Jesus e Maria (padres eudianos), formada por padres com vínculos somente com o voto de obediência., cuja finalidade principal era a preparação espiritual ao sacerdócio e a pregação das missões ao povo.
Fundou também a Congregação Feminina do Refúgio de Nossa Senhora da Caridade e a Congregação do Bom Pastor.
Nutrido pela espiritualidade, o santo da Normandia colocou em especial relevo o amor afetivo na devoção cristã. Pai, doutor e apóstolo da dulcíssima devoção aos sacratíssimos corações de Jesus e de Maria, morreu em 19 de agosto de 1680, com 79 anos e foi canonizado em 1925.
Sua influência foi grande não só em seu país, renovando a Normandia, mas em todo o mundo cristão.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Nenhum comentário:
Postar um comentário