São Jacinto
17 de Agosto
São Jacinto nasceu na Silésia, cidade localizada entre Breslau e Cracóvia, na Polônia, em 1183. Era sobrinho do Bispo de Cracóvia. Desde cedo, aprendeu a bondade e a caridade, despertando, assim, sua vocação religiosa.
Estudou direito e teologia em Cracóvia, Praga e Bolonha sendo ordenado sacerdote e depois cônego da catedral de Cracóvia. Em Roma, conheceu São Domingos e entrou na Ordem dos Pregadores.
Trabalhou para a união das Igrejas do Oriente e do Ocidente, chegando até Kiev, onde desenvolveu mais uma eficiente missão evangelizadora, levando a Ordem dos Dominicanos para aquela região.
Jacinto foi um incansável pregador da Palavra de Cristo e um dos mais pródigos colaboradores do estabelecimento da nova Ordem naquelas regiões distantes de Roma.
Quando julgou ter estabelecido firmemente os princípios e as práticas religiosas entre os habitantes de Cracóvia e de toda a diocese, Jacinto enviou seus pregadores a diferentes lugares para que trabalhassem da mesma forma. Ele mesmo deixou Cracóvia, e é surpreendente o número de países que percorreu; de conventos para missionários que fundou; e de almas que converteu. Para auxiliar seus empreendimentos piedosos, Deus lhe deu o poder de operar milagres, e tão grande foi o seu número que ele bem poderia ser chamado milagreiro de sua época.
Um fato miraculoso ocorreu na Rússia, quando os tártaros invadiram Kiev (atual capital da Ucrânia), onde o santo havia fundado uma igreja e um convento. Jacinto estava celebrando a Missa quando os invasores entraram na cidade, devastando tudo ao seu redor. Depois de terminar o santo ofício, ainda com os paramentos litúrgicos, ele tomou o cibório com o Santíssimo Sacramento e, pedindo aos seus sacerdotes que o seguissem sem medo, dirigiu-se até a porta da igreja. Ao passar por uma grande e pesada imagem da Santíssima Virgem diante da qual rezara muitas vezes, ouviu claramente uma voz que lhe dizia: “Meu filho Jacinto, vais deixar-me aqui à mercê dos meus inimigos?”
O santo homem, com os olhos marejados, tomou a grande imagem e achou-a tão leve que conseguiu carregá-la com uma só mão. Assim, levando o cibório com o santíssimo sacramento em uma das mãos e a imagem de Nossa Senhora na outra, ele e seus companheiros passaram ilesos pelo inimigo. Não sabemos se o Todo-Poderoso, naquela ocasião, tornou seus servos invisíveis aos tártaros, ou se de alguma outra forma impediu que estes lhes fizessem mal, mas o fato é que deixaram a cidade sem nenhum incidente.
Quando Jacinto e seus companheiros chegaram ao rio, no qual não havia ponte nem barco que os conduzisse, o santo, confiando no poder Daquele que trazia na mão direita e na intercessão Daquela que segurava na esquerda, pisou sem medo na água e atravessou o rio sem se molhar. Um milagre semelhante aconteceu em outra ocasião. Ele ia para Visegrado com o objetivo de pregar, mas, chegando ao rio, não encontrou embarcação para alcançar a margem oposta. Estendendo seu manto sobre a água, sentou-se nele e foi levado até a outra margem com segurança. Por meio deste e de muitos outros milagres, já na terra Deus glorificou o seu servo.
Durante quarenta anos esse santo homem trabalhou pela salvação das almas, quando, em 1257, recebeu a revelação de que deveria assistir, no Céu, ao triunfo da Santíssima Virgem, na festa de sua gloriosa Assunção. Na véspera deu a última instrução aos sacerdotes de sua Ordem. Em seguida, preparou-se para a festa e, depois de ter recitado o Ofício do dia, fixou os olhos no Céu e rezou o Salmo 30 (In te, Dómine, sperávi); ao pronunciar o versículo: In manus tuas, Dómine, comméndo spíritum meum — “Em tuas mãos, Senhor, entrego o meu espírito”).
No dia 15 de agosto 1257, morreu no Mosteiro de Cracóvia, Polônia, aos 72 anos de idade. Considerado pelos biógrafos uma das glórias da Ordem Dominicana, foi canonizado em 1594 pelo papa Clemente VII.
A festa de São Jacinto, o “Apóstolo da Polônia”, era tradicionalmente celebrada um dia depois da sua morte. Contudo, em razão da veneração da Assunção de Maria, foi transferida para o dia 17 de agosto.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Nenhum comentário:
Postar um comentário