Os 100 dias de pontificado de Leão XIV, eleito papa em 8 de maio, foram celebrados no sábado, 16 de agosto de 2025.
Mais de três meses após sua eleição, Leão XIV apesar de ainda não ter formado sua equipe, nem nomeado seu sucessor à frente do Dicastério para os Bispos (que ele dirigia antes de se tornar papa), trabalha em sua primeira encíclica, que deverá ser o texto programático de seu pontificado (plano de governo) previsto para ser publicado até o fim do ano.
Ao escolher o nome Leão XIV, o americano-peruano se posicionou claramente no grupo dos papas sociais, colocando no centro de sua ação o tema da paz, a questão da inteligência artificial, da economia digital e das transformações sociais que essas tecnologias podem provocar.
Perto de completar 70 anos em 14 de setembro, Robert Francis Prevost, deu um ar de juventude ao papado tendo boa comunicação com os jovens.
No dia 3 de agosto o papa Leão XIV celebrou uma missa para mais de um milhão de jovens em Roma, como encerramento do Jubileu da Juventude. O evento, que atraiu jovens de 150 países, foi marcado por um grande encontro em Tor Vergata, onde o papa incentivou-os a espalhar a fé, a santidade e demonstrar solidariedade com os jovens afetados pela guerra em Gaza e na Ucrânia.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Nenhum comentário:
Postar um comentário