Nossa Senhora da Lua
La Virgen de Luna
15 de Agosto
No vale de Los Pedroches, entre os municípios de Pozoblanco e Villanueva, província de Córdoba, na Espanha encontra-se a ermida da Virgen de Luna, edifício religioso que se encontra no centro da Dehesa de la Jara.
Construída em meados do século XV, no local em que foi erguida para abrigar a imagem e que hoje é o lar da Irmandade da Virgem da Lua, reza a lenda local que a imagem de Nossa Senhora da Lua apareceu diante de um jovem pastor ao lado de um carvalho.
O menino tentou remover a imagem da árvore e levá-la de volta à cidade, mas a imagem ressurgia no carvalho.
Desde então os moradores pedem a intercessão de Nossa Senhora para proteção em tempos de grande perigo, como não pandemia de 1918, na Guerra Civil Espanhola em 1936 e em épocas de seca rigorosa.
No santuário em que se destaca a imagem da Virgem da Lua (que está presente em Pozoblanco e Villanueva alternadamente; do domingo da sexagésima até o domingo de Pentecostes em Pozoblanco e em Villanueva de Córdoba, da segunda-feira de Pentecostes até o segundo domingo de Outubro data em que se comemora a Virgem do Rosário); padroeira do Santuário e das cidades de Pozoblanco e Villanueva, na nave esquerda é abrigada a imagem de São Diego e no lado direito se veneram as imagens do Sagrado Coração de Jesus, Santa Luzia e São José.
Nossa Senhora da Lua é celebrada em 15 de agosto.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Nenhum comentário:
Postar um comentário