São Zeferino
26 de Agosto
Papa no ano 199, no período de terror de Septímio Severo, Zeferino lutou contra a heresia que tinha uma concepção errada da relação entre o Pai e o Filho.
Enfrentou um período difícil e tumultuado, com perseguições aos cristãos por parte do imperador Severo e de heresias entre os próprios cristãos o que abalou a Igreja mais do que os próprios martírios.
As heresias residiam no fato de alguns elaborarem com dados filosóficos o nascimento, a vida e a morte de Jesus Cristo, negando sua divindade, além dos que se apresentavam como revelação do Espírito Santo, e havia ainda os que pregavam o fim do mundo.
O Papa Zeferino, que não era teólogo, foi muito sensato e, iluminado pelo poder do Espírito Santo, livrou-se dos hereges unindo-se aos grandes sábios da época, como santo Irineu, Hipólito e Tertuliano.
Dotado de inspiração seu grande mérito foi ter valorizado a capacidade de Calisto, um pagão convertido e membro do clero romano, que depois foi seu sucessor, encarregando-o de construir o cemitério da Igreja de Roma na Via Ápia, onde foi sepultado o primeiro Papa.
Calisto construiu galerias subterrâneas ligando umas às outras abrindo túmulos para os cristãos e os mártires. Todo esse complexo deu origem às catacumbas, mais tarde chamadas de catacumbas de Calisto.
Foi o longo pontificado de Zeferino permanecendo a frente da Igreja por cerca de 20 anos e sendo encerrado pela intensificação das perseguições impostas pelo imperador Séptimo Severo.
O Papa São Zeferino foi martirizado junto com o bispo santo Irineu em 217 sendo sepultado numa capela nas catacumbas que ele mandou construir em Roma, Itália.
๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑๑
Nenhum comentário:
Postar um comentário